JD. DO CAJUEIRO

JD. CAJUEIRO

Fundamentada na pedagogia Waldorf, a Escola Comunitária Jardim do Cajueiro trabalha pelo desenvolvimento integral das crianças da comunidade da Península de Maraú, na Bahia. A Escola é um projeto sócio educacional, sem donos ou fins lucrativos e depende da força dos professores, pais, padrinhos e doadores para continuar funcionando.

Inaugurado em 2006  em uma casa emprestada, o Jardim do Cajueiro começou atendendo 24 crianças, a grande maioria provenientes de famílias de baixa renda. Atualmente, são atendidos quase 100 alunos em duas salas de jardim de infância e cinco turmas do primeiro ao quinto ano com 50% das vagas destinadas a bolsistas, prioritariamente, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade sócio econômica.​

Através da Pedagogia Waldorf, a Escola Jardim do Cajueiro busca estimular o entusiasmo pelo aprendizado e um desenvolvimento saudável, atuando no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno. Incentiva o querer (agir) por meio da atividade corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade. A imaginação e a criatividade são encorajadas através do brincar.

No jardim de infância, são criadas condições para que a fantasia e a vontade da criança se desenvolvam na confiança que a sabedoria humana inspira. Para isso as crianças brincam, cantam, dançam, desenham, pintam, cozinham, fazem teatro, costuram e ouvem contos de fadas. A existência de uma ordem no universo e de seu milagroso equilíbrio de forças é vivenciada pelo homem através da repetição do dia e da noite  assim como as estações do ano. Os ritmos nos dão segurança para nosso existir. No cotidiano da criança pequena deve-se criar ritmos que se repetem diária, semanal, mensal e anualmente. Eles são fonte de saúde para os pequenos e lhes transmitem confiança. O amor pela repetição pode ser visto no desejo de ouvir a mesma história durante vários dias.

Scroll Up